Conteúdos Associados (Direct)

domingo, 8 de outubro de 2017


Origem: Oscar Sarquis. Revolução Científico-Tecnológica e Adaptabilidade Humana (1). Resenha Startup 2017.

O jornal O Globo do dia 08/10/2017 apresentou um artigo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sobre a atual janela de mudanças no mundo contemporâneo. Seu foco é maior sobre questões de inserção brasileira na geopolítica mundial. Numa parte de seu discurso argumenta sobre:

“(…) que entendam que o mundo contemporâneo tem base técnico-científica em crescimento exponencial, e exige, portanto, educação de qualidade (…)”.

Prezados leitores, há muito que discorrer sobre esse extrato simples do discurso do político e sociólogo brasileiro. Primeiramente, quero relembrá-los que há um descolamento gradual e contínuo entre a taxa de mudanças tecnológicas e a capacidade dos seres humanos, individualmente e socialmente, de adaptarem-se a elas. Especialistas falam que a taxa pela qual podemos nos adaptar a essas mudanças está crescendo. Observam que no início do século 20 levávamos de 20 a 30 anos para fazê-lo, enquanto atualmente esse média caiu para um valor entre 10 e 15 anos. Mas isso não é suficientemente bom.

A janela de tempo entre o momento em que alguma inovação se torna ubíqua e o marco em que o mundo seja exposto de forma relevante a ela está entre 5 e 7 anos, e em processo de redução contínua.

Isso é vertiginoso para a maioria das pessoas, porque elas ouvem falar sobre avanços, sobre a maneira como essas tecnologias irão modificar sua forma de ser, de trabalhar, de se divertir, mas não conseguem compreender de que forma isso ocorrerá; não conseguem direcionar seus esforços para diminuir essa tendência, e a angústia gerada por ela. Do ponto de vista social, o impacto é maior ainda. Que políticas os governos podem implementar para alavancar as imensas oportunidades que daí surgem? Uma pergunta retórica ao nosso sociólogo: que tipo de educação é essa?


Um pequeno exemplo dessa dinâmica pode ser visto a partir do impacto local do aparecimento do Uber. A plataforma de compartilhamento de veículos surgiu por volta de 2007. Somente em agosto de 2017 o legislativo local, nos diversos níveis, iniciou o tratamento das questões relacionadas à regulamentação do serviço. Enquanto isso assistimos a um processo de adaptação por vezes traumático e de ruptura social.

Um comentário:

  1. Algumas inovações advindas da tecnologia trarão impacto negativo com relação a geração de emprego e outras se comportarão de forma oposta como é o caso citado do Uber. Me parece que as ciências humanas não estão evoluindo o suficiente para acompanhar as ciências exatas. Não deveriam existir estas lacunas em que é gasto excesso de energia em um ciência combatendo a outra.

    ResponderExcluir