Conteúdos Associados (Direct)

domingo, 3 de setembro de 2017


Origem: Oscar Sarquis. Como avaliar investimentos em plataformas multi-faces. Resenha Startup 2017.

Só para rememorar: plataformas multi-faces são modelos de negócio em que dois diferentes segmentos de clientes coexistem e são interdependentes, pois a presença de um gera valor para o outro. Em alguns casos não se cobra nada de um dos clientes como forma de atraí-los para então poder oferecê-los ao outro cliente.

"Se você não está pagando pelo produto, você deve ser o produto"

Exemplos de negócios baseados nesse tipo de plataforma são o jornal de rua Destak, o Google, a plataforma de jogos do PS3 (Play Station 3), aceleradoras de startups.

Esse tipo de iniciativa cresceu muito e hoje responde por 25% dos negócios digitais no mundo e sustentam boa parte do crescimento das empresas nos temos atuais.

Investir de forma contínua e estruturada nesse tipo de estratégia não é trivial e impõe riscos consideráveis. O modelo em questão é complexo e requer foco para gerenciar trade-offs (trocas) causados por conflitos de interesse entre os parceiros.

Considere então:

Checar a viabilidade da MSP antes de realizar investimentos consideráveis; um bom começo será experimentar o negócio em um ecossistema geograficamente limitado, um bairro por exemplo;

Seguir os dois passos inciais: decidir com quantos lados trabalhar, enfatizando a proposta de valor para cada um deles, e trabalhar sobre indicadores de resultado;

Desenvolver uma hipótese para cada um dos quatro determinantes (número de lados, projeto, precificação, governança) desse tipo de modelo, confrontando-as com os indicadores trabalhados.







Nenhum comentário:

Postar um comentário