Conteúdos Associados (Direct)

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Origem: Você é o Que Compartilha. Gil Giardelli. Gente Editora. São Paulo, 2012.

Hoje pela manhã deparei-me com uma reportagem no O Globo, na sessão "Conte algo que não sei", intitulada "Estamos vivendo a quarta revolução industrial". Num átimo lembrei-me do livro do Prof. Gil Giardelli, do Inepead/USP, sobre o qual procurarei me debruçar agora.

O livro nos inspira a pensar sobre o mundo digital contemporâneo, no âmbito do que chamou de quarta revolução industrial, o mundo exponencialmente colaborativo, hiperconectado, hiper tudo! Na realidade chama-nos a uma auto observação: nesse momento somos zumbis da era digital, nas palavras de Eduardo Giannetti, "obesos de informação e famintos de sentido", e que nos leva a uma encenação séria da vida.

Ocorre que, surpreendentemente, o autor muda o discurso, e nos apresenta uma visão inteiramente diferenciada, crítica mas não mordaz. Estamos em transição, da economia da informação para a economia da reputação, da generosidade, do avanço social e moral. Seremos technoanarquistas ao final e ao termo de tudo. Em suas palavras:

"Estamos começando a viver a era da participação e do compartilhamento (...); estamos em um betateste empírico: fazer, errar e fazer novamente (...) e tudo foi tão rápido que não deu tempo de fazer um manual de instruções."

O livro gravita sobre tecnologias e impactos pessoais e sociais; posiciona-nos sobre nosso presente em perspectiva com o passado e o futuro. Ótima leitura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário