Conteúdos Associados (Direct)

sexta-feira, 8 de setembro de 2017


Origem: Oscar Sarquis. Arquitetura Empresarial  e Ecossistemas de Negócio Baseados em Plataformas Digitais (1). Resenha Startup 2017.

Um novo padrão de negócios parece dominar o cenário econômico mundial: empresas de sucesso dependem da habilidade com que desenvolvem arquitetura de negócios voltadas para seu ecossistema empresarial, um foco externo, portanto. 

Então, estrategistas e arquitetos de negócio devem desenvolver competências, modelos e técnicas que suportem essa perspectiva de Ecossistema de Negócios, e que se concretizam com o modelo de negócio e a tecnologia de suporte do modelo.

Primeiramente, devemos conceituar Ecossistema de Negócios (EN). Trata-se de uma rede dinâmica de entidades (pessoas, negócios e coisas) que interagem entre si para criar e trocar valor sustentável para seus participantes.

Um EN habilita seus componentes a exporem suas capacidades e alavancarem as capacidades dos demais, objetivando a criação de novos serviços, produtos e experiências dos consumidores, direcionando altos níveis de valor para os negócios. Há segregação de funções: algumas organizações criarão e executarão ecossistemas poderosos, enquanto outras mais somente participarão de forma secundária dos mesmos.

Três características fazem os Ecossistemas de Negócios particularmente relevantes na era dos negócios digitais:

1) São significativamente grandes e dramaticamente complexos; o número de atores e interconexões crescerá exponencialmente, da mesma forma que o volume de informações produzidas e trocadas;

2) São altamente fluidos e dinâmicos, auto-organizáveis, adaptativos e voltados para aprendizagem contínua; não representam somente entidades autônomas interligadas pela internet;

3) Informação é o que orienta os EN, caracterizando o ativo de maior valor na medida que nos movemos da era da globalização baseada em coisas para a globalização digital.

Quando penso em Ecossistemas de Negócio, da maneira definida até aqui, concretizo meu pensamento em termos de Plataformas Digitais e modelos de negócio multi-facetados, mas é somente isso? A apresentação de seus componentes elucidará essa questão.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário