Conteúdos Associados (Direct)

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Origem: Plataforma: a Revolução da Estratégia - Geoffrey G. Parker. São Paulo, HSM do Brasil. 2016.

Como o Resenha havia observado anteriormente, cerca de um quarto dos nos negócios atuais gravitam em torno do modelo de negócios em plataforma. Pesquisando um pouco melhor, conseguimos observar que independentemente de tecnologia, esse arranjo produtivo é mais antigo: basta lembrar do que fazem as empresas de leilões pelo mundo afora há muito tempo. 

Ocorre que a tecnologia potencializou o modelo, e ao lado de forças econômicas e sociais pós-modernas, a exemplo dos modelos de organização colaborativos, impulsionou a ideia. Geoffrey recupera, inicialmente, algumas dessas histórias, não tão recentes, mas definidoras do modelo, como a Microsoft, Intel, SAP, Intuit. Depois aborda o modelo do pontos de vista de empresas que sintetizam de forma relevante o novo formato do modelo nos tempos atuais, como a Uber, e-Bay e AirBnb.

"Enquanto as gigantescas empresas da era industrial se ergueram a partir de economias de escala baseadas no fornecimento, os gigantes contemporâneos exploram economias de escala na demanda, expressas como efeito de rede."

Amparado pela retrospectiva analítica do modelo, o livro volta-se para responder alguns questionamentos chaves que dizem respeito a montagem propriamente dita do negócio, aproximando-se de um receituário relativamente bem conhecido e difundido, mas que põe foco na base operacional, assunto que interessa mais a quem está interessado em empreender. Questões relacionadas à atração de produtores consumidores, modelos concorrenciais em plataforma, precificação são então tratadas de forma muito competente.

"Em cada troca, produtor e consumidor intercambiam três coisas: informações, bens ou serviços, e algum tipo de moeda. (...) e de modo a garantir a simplicidade da interação básica, tornando-a até mesmo inevitável, a plataforma tem que desempenhar três funções: atrair, facilitar e parear."

O Resenha voltará ao assunto em breve!




Nenhum comentário:

Postar um comentário