Conteúdos Associados (Direct)

sábado, 30 de setembro de 2017

Origem: Time, Talent, Energy: overcome organizational drag and unleash it. Michael Mankins; Eric Garton. Harvard Business Review Press. Boston-Ma, 2017. (Tradução do Portal).

Há algum tempo líderes empresariais reclamam da falta de produtividade de suas equipes. Essa constatação coincide com o boom de disponibilidade da informação dos últimos 10 anos. Transformar a informação em produtividade requer estratégia, e essa estratégia passa pela organização do trabalho humano.

Em uma pesquisa realizada por Mankins e Garton com 300 executivos de grandes empresas globais, concluiu-se que as companhias perdem mais de 25% de sua capacidade produtiva com burocracia. “Ser multitarefa é exaustivo e contraproducente”, afirmam os autores. Muita informação disponível nos distrai, tira nosso foco. Um estudo da Microsoft observou que as pessoas levam, em média, 15 minutos para retornar às suas atividades mais importantes depois que interrompidas por um e-mail.

Os autores enfatizam que hoje os “verdadeiros recursos escassos, fontes de vantagens competitivas, são tempo, talento e energia das pessoas, e as ideias que essas pessoas geram e implementam”. Complementam ainda que “essas ideias são o produto indivíduos e times que possuem tempo para trabalhar produtivamente, e assim aproveitar suas competências diferenciais, trazendo criatividade e entusiasmo para seus trabalhos”.

Ocorre que à medida que as empresas crescem experimentam o que os autores chamam de “dragagem organizacional”, sucumbindo à estruturas burocráticas e pesadas, hierarquicamente bem definidas, em que projetos e atividades são geridos numa base matricial. Trabalha-se muito, mas produz-se muito pouco, do ponto de vista de geração de valor para a empresa e seus clientes. Perde-se energia vital, talento e tempo. Não há espaço criativo nessas organizações.

O livro é sobre como modificar tudo isso. É sobre o gerenciamento do tempo, do talento e da energia das pessoas. É sobre eliminar reuniões improdutivas. É sobre a adoção de princípios ágeis com formação de times multidisciplinares no lugar de colaboradores multifuncionais; é sobre o foco em uma menor quantidade de atividades críticas priorizadas. Ao fim e ao cabo, é sobre trabalho produtivo e realização pessoal.


Um comentário:

  1. Sempre achei que talvez não se tenha encontrado uma forma ideal de se medir produtividade uma vez que no dia a dia nascem diversos produtos cuja aplicabilidade é difícil de medir imediatamente.

    ResponderExcluir