Conteúdos Associados (Direct)

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Origem: O Primeiro Passo - A transformação  digital como base para os negócios pós-digitais no século 21. Cezar Taurion. Livro Virtual. 2016.

Hoje cedo verifiquei os "posts" de contatos no LinkedIn e, como sempre, não poderia deixar de examinar os do professor e consultor Cezar Taurion. Em publicação mais recente, fala-nos de curioso paradoxo relacionado ao sucesso e à elaboração de estratégias: "não ignore as falhas, são excelentes professoras." Pois bem, eis ai o mote para o Resenha examinar o livro mais recente do Cezar.

O livro condensa uma série de insights publicados na CIO Magazine e no LinkedIn, e que apesar de terem sido publicados em momentos diferentes e possuírem vida própria, são muito bem articulados no livro. Ao final, servem-nos para entender como "uma estratégia de negócios digital envolve muito mais que ações de marketing, pois afeta não apenas o relacionamento e engajamento com clientes, mas inclui redesenho de processos, inclusão de inteligência nos produtos e provavelmente criação de novos modelos de negócios."

Nesse sentido, "O clássico dilema da TI em escolher qualidade x velocidade x custo precisa ser resolvido. Não é mais um ou outro, mas sim todos ao mesmo tempo."

Há análises sobre uma série de setores que têm sido modificados pela onda pós-digital, a maneira como esses negócios reagiram em contraponto à tecnologias específicas, e suas perspectivas mercadológicas. Para quem já navegou pelos artigos do Prof. Taurion, o texto segue o ritmo dinâmico e analítico de sempre, enriquecido com uma imensa série de referências ativas que valorizam a narrativa de sobremodo.

Em todos esses casos, os CIOs não se acomodaram, modificaram a abordagem de suas estratégias em direção a modelos mais dinâmicos de atuação, testando os clientes novos e antigos, explorando suas respostas e errando muito, e em função desses erros, redirecionando seus negócios.




Nenhum comentário:

Postar um comentário