Conteúdos Associados (Direct)

terça-feira, 5 de setembro de 2017

Origem: Porque as Nações Fracassam. Daron Acemoglu. Campus. São Paulo, 2012.

Você não deve ter ouvido falar desse turco naturalizado americano. Professor do lendário MIT, ficou conhecido do grande público em 2012 com o lançamento do livro foco dessa resenha, mais por sua facilidade de leitura do que pelas idéias inovadoras que elege: o papel das instituições no desenvolvimento dos países.

Todo o argumento do autor faz alusão ao papel dos padrões de dominação que se reproduzem e a qualidade das elites dirigentes de países pobres e ricos; concentração de renda, desigualdade social e pobreza são consequências imediadas de ações propositalmente conduzidas por suas elites dominantes.

"No livro, estudaremos como esses padrões se auto reproduzem ao longo do tempo, e porque algumas vezes são alterados, como ocorreu na Inglaterra em 1688 e na França em 1789."

Esse tipo de análise permite que Acemoglu nos alerte, como em entrevista recente na Exame (A Nova Batalha do Emprego), sobre como as sociedades devem se preparar para a próxima onda de automação e robotização. Afirma então que:

"A queda do número de empregos (em função da crescente robotização) deve-se ao fato de que uma parcela dos trabalhadores não apresenta as habilidades que a era da automação demanda. Se conseguirmos nos antecipar e treinar as pessoas para que tenham as habilidades que serão demandadas nas próximas décadas, poderemos aumentar a chance de essas pessoas conseguirem trabalho. Isso combaterá a desigualdade."

Voltamos então à análise dos padrões de dominação citados pelo livro: e nossas elites querem isso?



Nenhum comentário:

Postar um comentário