Conteúdos Associados (Direct)

quinta-feira, 19 de outubro de 2017



Origem: O Futuro das Profissões: Como a Tecnologia Transformará o Trabalho de Especialistas Humanos. Richard SusskindDaniel Susskind.  Oxford University Press, Londres, 2015. The Future of Professions: How Technology Will Transform the Work of Human Experts (Tradução do Portal).

Eu já havia me referido anteriormente sobre o impacto tecnológico nos empregos. Noutra ocasião até citei o argumento do economista-chefe do Google, Hal Varian, de que seu avô não reconheceria o que ele faz atualmente como trabalho. Acredito firmemente no pressuposto de que a tecnologia não destrói empregos, mas implode profissões. Procurei então por novas perspectivas e mesmo uma visão mais específica sobre o assunto e encontrei esse excelente trabalho dos Susskind.

O livro trata de profissões, e dos sistemas e pessoas que irão substituí-las nesses tempos de transformação tecnológica exponencial, avaliando mudanças sobre o exercício profissional de médicos, professores, contadores, arquitetos, sacerdotes, consultores e advogados. Nesse último caso é surpreendente que nos Estados Unidos sejam resolvidos três vezes mais conflitos judiciais de usuários do eBay em plataformas jurídicas do que a totalidade das ações judiciais na Suprema Corte americana. Essa tendência se espalha no Brasil, a exemplo das startups jurídicas Finch, JusBrasil, Looplex. A JusBrasil está entre as maiores do mundo em número de processos ativos.

Compartilhar expertise significa disponibilizar conhecimento, experiências e competências profissionais de forma organizada e sistemática, tendo em vista a geração de valor social. Significa distribuir também os ganhos materiais e imateriais do exercício profissional. Esse compartilhamento possui como pressuposto a potencialização da capacidade humana pela tecnologia, reduzindo assim as limitações humanas decorrentes da falta de oportunidade, característica notória de nossas sociedades atuais.

O livro é organizado em três partes principais. Na primeira são exploradas as mudanças nas profissões, considerando inicialmente seus aspectos atuais e os problemas decorrentes dessa configuração, no que os Susskind chamam de "a grande barganha", caracterizada por arranjos sociais e institucionais que garantem os monopólios profissionais da atualidade. Segue-se a isso uma descrição das evidências das mudanças impressionantes sobre as fronteiras profissionais observáveis em um grande número de profissões.

Na segunda parte do livro a partir de uma concepção mais teórica, os autores demonstram que mudanças na forma de armazenar e comunicar informação têm um impacto direto sobre como compartilhar expertise na sociedade, evidenciando esse impacto a partir de conjuntos de desenvolvimentos tecnológicos, dentre eles aqueles relacionados à inteligência artificial no âmbito de plataformas digitais.

Os autores lançam então questões sociais que precisam ser endereçadas em uma era em que máquinas podem desempenhar melhor que seres humanos na maioria das tarefas, inclusive àquelas relacionadas ao trabalho criativo, a exemplo de empregabilidade, do controle institucional sobre a expertise digitalmente distribuída, e a regulamentação sobre as tarefas a serem desempenhadas exclusivamente por humanos.

O Portal voltará ao assunto!


Nenhum comentário:

Postar um comentário