Conteúdos Associados (Direct)

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Origem: Oscar Sarquis. Arquitetura Empresarial e Ecossistemas de Negócio Baseados em Plataformas Digitais (4). Resenha Startup 2017.

Após discutirmos sobre os principais elementos constituintes dos Ecossistemas de Negócios Digitais e apresentarmos os mecanismos chaves de inserção das empresas nesse tipo de organização econômica, chegou o momento de correlacionar essas idéias. Nossa abordagem conduzirá uma avaliação de cada tendência tecnológica individualmente, procurando evidenciar como as empresas podem desenvolver iniciativas relevantes. Iniciaremos com as plataformas digitais.

Plataformas digitais habilitam interações dentro do ecossistema digital. Elas possibilitam a criação de novos modelos de negócio envolvendo os participantes do ecossistema, sejam eles pessoas, organizações ou coisas. Representam a maneira pela qual as empresas irão proporcionar novas experiências aos seus clientes pela rápida adequação de seus modelos de negócio, resultando daí o crescimento exponencial de suas receitas.

Do ponto de vista técnico, plataformas de negócios digitais representam uma base estável para a oferta de serviços de tecnologia. Aí está o ponto crucial. Com uma oferta adequada de serviços tecnológicos na plataforma, consegue-se atrair participantes externos que desempenham funções que contribuem para o aprimoramento do modelo de negócio desenhado. Vejamos de que forma isso pode ser alcançado.



Transações se referem a interações entre clientes que fluem através da plataforma. Toda colaboração entre os participantes da plataforma digital deve ser direcionada para a melhoria da experiência do usuário. Isso se faz pela redução de fricções transacionais identificadas no mundo real. As fricções surgem porque as soluções não são adequadas às diferentes necessidades de segmentos de clientes diferentes, ou porque há demora no atendimento dessas necessidades. No caso de parceiros na plataforma digital, as fricções são resolvidas com tecnologia.


Lembrem-se: fricções transacionais são a maior fonte de insatisfação de clientes e parceiros

Por exemplo, a participação de determinado parceiro de negócios pode ser incentivada mediante a adoção de mecanismos de automação para o fornecimento de recursos computacionais novos pela automação de provisionamento de novos servidores ou áreas de armazenamento. Uma segunda via seria a disponibilização de APIs que o ajudarão a realizar a melhor oferta no menor tempo para os clientes da plataforma.

Mas como tornar clientes, parceiros e fornecedores orientados a transações?

Nenhum comentário:

Postar um comentário